Vivaldi - As Quatro Estações (1723)

Posted by Rubens Marcadores: , ,

A Primavera
1- Allegro (Primavera)
2- Largo e Pianissimo
3- Allegro Pastorale

O Verão
4- Allegro Non Molto (Verão)
5- Adagio
6- Presto

O Outono
7- Allegro (Outono)
8- Adagio Molto
9- The Hunt: Allegro

O Inverno
10- Allegro Non Molto (Inverno)
11- Largo
12- Allegro (Inverno)

Download

As Quatro Estações é uma das peças mais populares da música barroca (me atrevo a dizer que é a mais famosa do período), e foi composta por Vivaldi em 1723. A obra é constantemente utilizada na cultura popular em trilhas sonoras.

A música de Vivaldi é bela, virtuosa e acessível, sendo de fácil assimilação e portanto perfeita para iniciantes no mundo da música erudita. As músicas são dividas em 4 estações cada uma com 3 músicas que seguem o esquema rápido/lento/rápido escolhido pelo Vivaldi para essa composição.

As primeiras faixas de cada estação são para mim os destaques desse disco, principalmente a do Inverno e seus movimentos que provavelmente inspiraram o Metal Neoclássico, e também a da Primavera e Outono pelo dejavú. As Quatro Estações é uma daquelas obras que contêm muitos trechos conhecidos, e que até então você não tinha parado para ouvir, por uma questão básica que pode ser resumida pelo desinteresse atual pela música, que será abordado em um artigo futuro.

Esses trechos conhecidos ajudam muito na audição do disco, a tornando bem prazerosa, e se você espera uma música calminha vinda desse disco, está enganado! Essa obra é predominantemente rápida com arpejos maravilhosos e muita técnica advindas do senhor Vivaldi, que conseguem dentro do seus rápidos movimentos criar momentos de puro feeling.

A obra inteira possui 39:22 minutos de duração, e pode ser ouvida de qualquer forma, e aconselho que de inicio a ponha como trilha sonora para poder ir se acostumando, e só depois a ouça com toda a atenção possível.

Boa audição.

0 comentários:

Postar um comentário